um TEXTO DE APOIOà edição do Clube do Vinil estrelado pelo professor e pesquisador musical Romulo Mattos, da PUC-RJ. Com participação do também professor da PUC-RJ Felipe Demier, do jornalista Leo Plugel e do produtor musical Dudu Oliveira.
o CLUBE DO VINIL é um programa de rádio realizado desde 2006 no Sebo Baratos da Ribeiro. É transmitido pela web Rádio Graviola - http://radiograviola.com/ - às quartas (22h) e sábados (18h) e disponibilizado para audição em streaming e download no bandcamp:
No dia 5 de janeiro o reformista Alexander Dubcek chega ao poder na Tchecoslováquia: começa a Primavera de Praga, uma tentativa de conciliar o comunismo com os valores democráticos– um “socialismo de rosto humano”, como disseram na época, ou de social-democracia, como diria-se uns anos depois. Dubcek propunha, por exemplo, a liberdade de imprensa, a independência do Judiciário e a liberdade religiosa. Em 21 de agosto acabou a festa: Moscou mandou os tanques pra Praga e Dubcek foi preso.
no dia 30 de janeiro acontece a Ofensiva de TET, marco na Guerra do Vietnã. O conflito envolvendo também o Laos e o Camboja vinha desde 1955, com os Estados Unidos, de início oferecendo apenas assistência militar aos governos com quem tinha aliança. Em 1968 haviam 485 mil soldados americanos no Vietnã. TET é o ano-novo local, e era um período tradicional de trégua. Mas em 30 de janeiro de 68 mais de 100 cidades foram atacadas pelas forças do norte. 80% delas foram arrasadas durante as batalhas. Pelo menos 14 mil civis foram mortos. O General Westmoreland, 3 vezes capa da Times, homem do ano segundo a revista em 65, vira o rosto dos Estados Unidos naquela Guerra. O nacionalismo, o imperialismo e a brutalidade no rosto do General Wetsmoreland. E a partir daí, nos Estados Unidos, aumenta a desconfiança de que aquela guerra não vale à pena.
No início do ano é lançado o livro “Soul on Ice”, do Eldridge Cleaver. Ele foi um traficante de maconha que se tornou Pantera Negra durante os anos em que passou preso. Após cumprir a sentença se tornou repórter e ensaísta, morando na região de São Francisco. Desde fins de 1967 já rolava um plano do FBI pra acabar com os Panteras Negras, chamado COINTELPRO. Em setembro o Edgar Hoover daria uma entrevista dizendo que os Panteras Negras eram “a maior ameaça à segurança interna dos Estados Unidos”.
Durante o ano de 168 também é fundado o partidos os Panteras Brancas, uma agremiação de intelectuais anarquistas, anti-capitalistas e anti-racistas solidários aos Panteras Negras. Um dos seus fundadores é John Sinclair, que chegou a ser empresário do MC5, banda proto-punk de Detroit.
no dia 4 de abril, Martin Luther King foi assassinado, na sacada do quarto de hotel em que se hospedava. Foi em Memphis, no Tennessee, onde havia uma greve de lixeiros. Era a segunda vez em poucas semanas que Martin Luther King ia pra lá, apoiar os grevistas. Da primeira vez os protestos haviam sido violentamente reprimidos pela polícia, e apesar das ameaças, Martin Luther King tentava, mais uma vez, mostrar que o diálogo era possível. Foi calado por um rifle.
No dia 28 de março a polícia reprimiu violentamente os estudantes que se reuniam no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro. Planejavam uma passeata-relâmpago para protestar contra a Ditadura. O estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, de 18 anos, foi assassinado à queima-roupa, com um tiro no peito. Outro estudante, Benedito Frazão Dutra, também foi alvejado e chegou a ser levado para o hospital, mas também morreu.
No dia 2 de maio a Universidade de Paris foi fechada pelo governo francês, dias depois da reitoria, no campus de Nantarre, ter sido ocupada por 150 estudantes que questionavam a gestão dos fundos da universidade, e que exigiam um compromisso da Universidade com a luta de classes no país. No dia seguinte mais de 20 mil estudantes marcharam contra o governo, furiosos com a expulsão de dos estudantes envolvidos na ocupação. Com o apoio do Sindicato dos Professores. Os 2 maiores sindicatos da França, o Confédération Générale du Travail (CGT) e a Force Ouvrière (CGT-FO), convocaram então uma GREVE GERAL pro dia 13 em apoio aos estudantes, e botando suas pautas na agenda.
Primeiro os trabalhadores ocuparam fábricas da SUD AVIATION e da RENAULT. Lá pelo dia 17 já era 200 mil trabalhadores em greve. Até que ERAM 10 MILHÕES DE GREVISTAS, UM TERÇO da dos trabalhadores franceses. E nesse ponto os sindicatos já estavam assustados, mas não conseguiam segurar a onda. Os trabalhadores já não queriam só aumento ou benefícios extras: queriam CONTROLAR OS MEIOS DE PRODUÇÃO. Os grevistas recusaram os acordos propostos, mesmo os sindicatos tendo conseguido 35% de aumento do salário mínimo, 7% de aumento extra e pagamento pelos dias parados. O último capítulo aconteceu no dia 27 de maio, com um protesto reunindo 50 mil pessoas em Paris.
no dia 5 de junho o senador Bob Kennedy é assassinado com 3 tiros no Hotel Embassador, em Los Angeles. Bob Kennedy tinha 42 anos e era pré-candidato à presidência pelo partido Democrata.
No dia 26 de julho acontece a PASSEATA DOS 100 mil contra a Ditadura, no Rio de Janeiro, puxada pelo movimento estudantil.
no dia 23 de agosto, em Chicago, foi lançado um candidato alternativo à presidência dos EUA. PIGASUS disputaria a presidência pelo PARTIDO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE, ou Youth International Party (YIPPIE), com apoio do Comitê Nacional Pela Mobilização Para Encerrar a Guerra no Vietnã. Pigasus era um porco, literalmente falando. artido Internacional da Juventude. Os cabeças da piada foram presos, entre eles o cantor Phil Ochs e Jerry Rubin, dos grandes líderes da Contra-Cultura.
no dia 28 de agosto 10 mil pessoas protestavam contra a Guerra do Vietnã, à reboque da Convenção do Partido Democrata, que acontecia em Chicago. O governo estava mais do que presente: 23 mil homens, entre policiais e soldados da Guarda Nacional. A repressão brutal começou quando alguém baixou a bandeira americana que estava num mastro, no meio do Grand Park. Tudo foi televisionado, e todo mundo testemunhou a polícia descendo o cassetete dos transeuntes, nos cidadãos que estava ali de bobeira, observando o protesto.
em outubro acontece o TRIGÉSIMO CONGRESSO DA UNE, um congresso clandestino, em Ibiúna, São Paulo. São presos mais de 700 estudantes, entre eles Vladimir Palmeira e José Dirceu. O governo militar começa a vigilância e perseguição sistemática aos estudantes.
no dia 14 de outubro explode uma bomba na Editora Civilização Brasileira, na Rua Sete de Setembro, no Rio de Janeiro, destruindo inclusive o letreiro da fachada, onde se lia “QUEM NÃO LÊ, MAL FALA, MAL OUVE, MAL VÊ”. A Editora do Ênio Silveira era das grandes divulgadoras dos autores de esquerda no Brasil.
No dia 13 de dezembro foi assinado o Ato Institucional número 5, o famoso AI-5. O Congresso Nacional foi fechado imediatamente, assim como todas as Assembléias Legislativas Estaduais. Todos os prefeitos e governadores da oposição foram afastados e substituídos por interventores federais. Reuniões políticas passaram a depender de aprovação prévia da polícia e a Censura prévia foi institucionalizada. Além disso tudo foi suspenso o habeas corpus por crimes de motivação política.
E quando acaba o ano de 1968, Richard Nixon é o presidente eleitos dos Estados Unidos.